quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Documento "Direitos Básicos de Aprendizagem" é mais do mesmo, diz Dermeval Saviani

No mês de dezembro de 2012, o Ministério da Educação (MEC) publicou o documento Elementos Conceituais e Metodológicos para definição dos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento do ciclo de alfabetização (1º , 2º e 3º anos) do Ensino Fundamental. O objetivo anunciado do documento é auxiliar as redes de ensino na criação dos currículos e garantir uma base comum às escolas brasileiras. 

Em entrevista concedida à revista Nova Escola em 2013, ao ser questionado sobre o documento o o professor Dermeval Saviani afirma: 

Ele [o documento] retoma um currículo que surgiu no século 19 e que propõe, grosso modo, o domínio da leitura, da escrita, do cálculo e dos rudimentos das Ciências Sociais e Naturais. O que essa nova orientação faz, com certo rebuscamento, é mudar as terminologias ao propor 30 direitos, 20 eixos estruturantes e 256 objetivos de aprendizagem. Isso não é suficiente para garantir a qualidade do ensino. Não adianta gastar tempo discutindo e aprovando esse documento, enquanto as escolas seguem funcionando de forma precária e os professores continuam a dar aula em três, quatro ou cinco escolas para compor um salário minimamente viável, com centenas de alunos e trabalhos para corrigir e uma formação precária.

Leia a entrevista completahttp://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/entrevista-demerval-saviani-direitos-aprendizagem-documento-mais-mesmo-739699.shtml

Acesse o documento do MEChttp://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/8935.pdf


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